Junta de Freguesia > Heráldica

O Brasão de Armas da Freguesia de Mangualde é composto essencialmente por dois elementos:

1º - Da parte histórica, que é a essência do aparecimento do Brasão de Armas, é representado pelas armas do Fidalgo e Cavaleiro, Álvaro Gil Cabral, visto ser o mais antigo com grande ligações e dádivas reais a esta terra, já que o Senhorio de Mangualde lhe pertenceu, como também por ser o avô de Pedro Álvares Cabral, ousado navegador português, responsável que foi da descoberta do Brasil.

Tinha senhorio, e por carta régia datada de 1437, D. Duarte confirmou a mercê de uma Quinta a Fernão Cabral, pai do dito navegador.

As armas de Álvaro Gil Cabral são em prata, com duas cabras de púrpura.

2º - Outro elemento, é o Pinheiro que é frutado e ladeado por duas pinhas, por serem obviamente o motivo mais actual, pela sua situação geográfica.

Com estes dois factores temos assim os elementos necessários para representação, não só do seu passado histórico, como também a representação mais actual.

Brasão de Armas

Escudo de ouro, pinheiro arrancado de verde, frutado de negro, entre cacho de uvas de púrpura, folhado de verde e ramo de oliveira de verde, frutado de negro; em chefe, duas cabras passantes, de púrpura, a da dextra volvida em cortesia.

Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «Freguesia de Mangualde».