História > Património

Igreja de S. Julião (Igreja Matriz)

Localização: Mangualde

Arquitectura religiosa, românico-gótica, maneirista, barroca, neogótica. O início da sua construção data do século XI.

Saber mais>

Igreja da Misericórdia de Mangualde

Localização: Mangualde

A igreja que hoje observamos, bem como a torre e as casas anexas, remontam à segunda década de Setecentos.

Saber mais>

Igreja Nossa Senhora do Castelo

Localização: Mangualde

O santuário de Nossa Senhora do Castelo resulta de várias campanhas de obras que, ao longo dos séculos, foram definindo o espaço circundante e o templo. Em todo o caso, é comummente aceite que a primeira edificação tenha ocorrido no último quartel do século XIV.

Saber mais>

Capela do Rebelo

Localização: Mangualde

A capela do Rebelo deve a sua designação mais comum ao facto de ter pertencido à casa da família com o mesmo nome. Contudo, a capela foi, originalmente, dedicada a Nossa Senhora do Desterro.

Saber mais>

Palácio dos Condes de Anadia

Localização: Mangualde

O Palácio Anadia insere-se no quadro da arquitectura civil rococó, apesar de ser ainda muito devedora dos modelos do barroco nortenho de influência nasoniana. È pertença da família Paes do Amaral desde o século XVII.

Saber mais>

Casa de Almeidinha

Localização: Almeidinha

Construída em meados do século XVI por Estevão Dias do Amaral. Do edifício original conserva-se a torre.

Saber mais>

Casa da Portelada ou Casa de Santa Quitéria

Localização: Santo Amaro de Azurara

A casa da Portelada foi edificada no inicio do século XVII. Junto à casa foi edificada no século XVIII a capela privada da residência.

Saber mais>

Casa de Darei

Localização: Darei

 

Torre do Relógio Velho

Localização: Mangualde

A Torre serviu para instalação do relógio da vila até ao momento em que foi colocado na torre da Misericórdia o mecanismo do relógio do Real Mosteiro de Maceira Dão.

Citânia da Raposeira

Localização: Mangualde

Aglomerado que seria parte de uma povoação romana, disposto longitudinalmente sobre um eixo N.- NO. / S.- SE., com planta em forma de E deitado. É uma unidade agrária que inclui uma área habitacional com o corpo principal a SO., de planta rectangular, com parede mestra ao meio e divisões para ambos os lados, pátios interiores, cozinha, latrina e uma rede de condutas para aproveitamento de água que se prolonga para E.. Segue-se a zona dos banhos privados com três salas: hipocausto, caldário e tepidário, e novamente um recinto rectangular dividido em pequenos cubículos, que constituía o celeiro, a que se ligam vários anexos, prováveis arrecadações e dependências para pessoal e animais. Os pavimentos são de tijoleira reaproveitada e lascas de pedra. Na altura da descoberta uma das paredes dos banhos ainda possuía pequenos desenhos geométricos de estuque.

Capela de Santo António

Localização: Roda

Retábulo do século XVII. É maneirista. Está repintado. A imagem de Stº António é do século XVI. Há um altar lateral com uma imagem de Nª. Srª. da Conceição.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Localização: Santo Amaro de Azurara

Imagens em madeira policromada de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Barbara e Santo Amaro (escola popular do século XVII). Imagem de S.to António em madeira (recente, mais concretamente do último quartel do século XX) e imagem de São João Baptista em terracota policromada (escola artística do século XVIII).

Foi construída de 08/12/1971 a 03/08/1975 (assenta nas pedras da antiga capela construída no século XVII, que lhe servem de alicerce).

Foram aproveitadas todas as imagens, os tocheiros e as mísulas da capela antiga.

A inscrição em pedra mármore que está colocada à esquerda de quem entra na capela confirma o erro que se continua a manter em se designar somente Santo Amaro, em vez de Santo Amaro de Azurara, levando a supor que a capela é de invocação a Santo Amaro em vez de Nossa Senhora da Conceição.

Capela da Senhora do Campo

Localização: Almeidinha

Imagens de St.º António do século XVI e da Sr.ª do Campo do século XV. Tem um crucifixo do século XIX.

Capela de Santo António dos Cabaços

Localização: S. Cosmado

Formato hexagonal encimada por uma meia laranja, tem 6 pináculos.

Capela de S. Domingos

Localização: Ançada

Imagens de S. Domingos, século XV/XVI em pedra, da Sr.ª da Nazaré do século XVII em madeira, de S. Caetano, em madeira do século XVIII e de S. Sebastião, em pedra do século XVI. Retábulo maneirista do século XVII.

Capela de Santa Luzia

Localização: Santa Luzia

Reconstruída na 1ª metade do século XIX. O portal tem a data de 1838. Retábulo da 1ª metade do século XVIII. Imagem de St.ª Luzia, em madeira, século XVIII.

Capela de Santa Marta

Localização: Cubos

Altar de diversos estilos cujo retábulo principal é decorado com cortina, sanefa e céu tipo joanino. A imagem de St.ª Marta é de pedra do século XV. Tem ainda de cada um dos lados a imagem de S. Sebastião e St.ª Filomena.

Capela da Senhora da Ouvida

Localização: Darei

A imagem da Sr.ª da Ouvida é de pedra do século XV. O retábulo é da 2ª metade do século XVIII. Tem duas imagens, uma de S. José e outra da Sr.ª de Fátima.

Capela de S. Pedro

Localização: S. Cosmado

Capela de Santa Rita

Localização: Santo André

Na parede do lado do Evangelho tem a seguinte inscrição: "THOME DA COSTA E DOMINGOS DA C.TA IRMAOS PRESBYTEROS DO ABITO DE S. P.º MANDARAM FAZER ESTA CAPELLA COM XX MISSAS E I. CANTADA NO DIA DE SANTA RITA MDCCXXXIV". O retábulo é do século XVII, princípios do século XVIII. Tem 5 painéis: Adoração dos Reis Magos, S. Francisco, S. Domingos e Apresentação no Templo e por cima de St.ª Rita, N.ª Sr.ª e S. João. Dos lados St.ª Catarina e St.ª Luzia. A capela foi erigida em 1758.

Capela da Senhora da Saúde

Localização: Canedo do Chão

Imagens da Sr.º da Saúde, Sr.ª dos Milagres e S. José, em madeira. Retábulo do século XIX.

Capela de S. Silvestre

Localização: Pinheiro de Baixo

Retábulo do século XVII. Tem 3 imagens: S. Silvestre em calcário do século XV, Sr.ª da Piedade ou Sr.ª do Pranto em pedra de Ançã, do século XV, e St.ª Eufémia em madeira.